UM POUCO DA HISTÓRIA DA RÁDIO CLUBE PARANAENSE

Ubiratan Lustosa

- Capítulo 5 -

Em 15 de janeiro de 1958, ao completar quatro meses e quinze dias de trabalho em minha nova emissora, fui nomeado Diretor Artístico da Rádio Clube Paranaense. Foi Jacinto Cunha quem me indicou para o cargo e em nome da Diretoria fez a comunicação.
Assumi cheio de entusiasmo e com grande vontade de trabalhar.

 

OS ESPETÁCULOS DA BEDOIS

 

Seguindo o exemplo de Jacinto Cunha, e por ele incentivado, passei a trazer artistas nacionais e internacionais para se apresentarem na Bedois. Muitas vezes realizamos os espetáculos em teatros e cinemas locais, para abrigar um número de espectadores bem maior do que o suportado por nosso auditório. Foi o caso das apresentações de Yma Sumac e Vicente Celestino, em dois memoráveis espetáculos realizados no grande auditório do Teatro Guaíra cuja construção ainda não estava concluída. Outros espetáculos marcantes foram os do "Balé Espanhol de Angel Pericet", do "Coro Russo de Dimitri Avramenko", das orquestras internacionais "Casino de Sevilla", "Suspiros de España" e Alberto Evans e sua Orquestra.

Yma Sumac
Maestro Moysés Vivanco:
Responsável pelos arranjos musicais e pela direção do espetáculo de Yma Sumac.

Yma Sumac, Moysés Vivanco e Ubiratan Lustosa, no dia do grande espetáculo que a Bedois realizou no Teatro Guaíra em 1.959
Alberto Evans e Orquestra
Vicente Celestino
Balé de Angel Pericet

 

ARTISTAS NACIONAIS

 

Intensificamos as apresentações de artistas nacionais, principalmente do Rio e de São Paulo. A maioria dos artistas contratados pertencia à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em decorrência da amizade fraterna que tive com Nuno Roland que facilitava o meu contato com seus colegas. Os cantores eram contratados para dois dias, em geral sábados e domingos, com três apresentações diárias: uma no auditório da Rádio Clube Paranaense, outra num dos clubes sociais e a terceira numa das boates de Curitiba. Era a maneira de conseguir o dinheiro necessário para pagar os seus cachês.

Cito alguns dos artistas que trouxemos para se apresentarem aqui:
Nelson Gonçalves, Leny Eversong, Ivón Curi, Nuno Roland, Albertinho Fortuna, Jorge Goulart, Nora Nei, "Demônios da Garoa", Blackout, Miltinho, Léo Vaz, Giane, Carlos Nobre, Zuza do Pandeiro, Carminha Mascarenhas, Risadinha, Zezé Gonzaga, Joelma, João Dias, Alda Perdigão, Hélio Paiva, Ângela Maria, Duo Guarujá, Terezinha Monteiro, Fred Willians, Roberto Luna, Eliana Pitman, Agostinho dos Santos, Tito Martinez, Rosana, Wilson Miranda, Francisco Carlos, Castrito e sua Orquestra, Ruy Rei e sua Orquestra, Raul de Barros e sua Orquestra.

Leny Eversong
Nelson Gonçalvez e Ubiratan
Ivon Curi
Nuno Roland
Albertinho Fortuna
Jorge Goulart
Demônios da Garoa e Ubiratan Lustosa
Blackout
Miltinho
Léo Vaz
Giane
Carlos Nobre
Carminha Mascarenhas
Zuza do Pandeiro com o Maestro Scaramboni, o proprietário da Boate Marrocos Paulo Wendt, Ivon Curi e Ubiratan
Risadinha
Joelma

Zezé Gonzaga
João Dias
Alda Perdigão
Hélio Paiva
Duo Guarujá

Angela Maria
Terezinha Monteiro
Fred Willians

Eliana Pitman
Roberto Luna
Castrito e Sua Orquestra
Agostinho dos Santos

Tito Martinez
Rosana

 

ARTISTAS LOCAIS

 

A Rádio Clube tinha em seu elenco diversos artistas de valor. A maioria continuou conosco. Para aumentar esse número trouxemos alguns que atuavam em orquestras locais e profissionalizamos outros que haviam obtido destaque no programa de calouros. Em muitos casos conseguimos substituir os cachês eventuais por pagamentos fixos mensais e pudemos manter um excelente elenco.
A relação a seguir inclui os artistas que já estavam na Bedois no final dos anos 40, início de 50, os que haviam deixado a emissora e retornaram, e os novos contratados:

Claudete Rufino, Lúcia Cecília Kubis, Guilherme de Souza, Ícaro Mation, Roberto Martins, Gilberto Marquez, Irene Macedo, Chico de Lima, Irene Aguiar, Medeiros Filho, Universo Rodriguez, Lourdes Filheiro, Luiz Silva, Wilson Branco, Ilande Martins, Telmo Soares, Bolívar Sabóia, Maria do Pilar, Francisco Santos, Adelar Oliveira, Gino Montecelli, Nair Núbia, Orlando de Souza, Dupla Boêmia, Dartagnan, Cláudio Todisco, o conjunto vocal "Os Comandos", "Os Três Vocalistas", Araty, Zé Paióça, Ginóca, Trio Serrano.

Guilherme de Souza
Claudete Rufino
Lúcia Cecília Kubis
Ícaro Mation
Roberto Martins
Gilberto Marquez
Irene Macedo
Chico de Lima

Irene Aguiar
Medeiros Filho
Telmo Soares
Ilande Martins
Bolívar Sabóia
Maria do Pilar
Francisco Santos
Adelar Oliveira
Dupla Boêmia
Dartagnan
Conjunto Os Comandos
Araty
Ginoca
Zé Paioça
Lourdes Filheiro

Luiz Silva
Claudio Todisco

Os Três Vocalistas
Universo Rodriguez

 

MÚSICOS

 

Para acompanhar os cantores a Rádio Clube Paranaense contava com o pianista Athaide Zeike, um músico de extraordinário talento, e com o excelente Regional B-2 que inicialmente era comandado por Janguito do Rosário (cavaquinista), depois por Efigênio Goulart (acordeonista) e, mais tarde, por Zé Pequeno (José Coelho Filho, também acordeonista). Participavam do conjunto Arlindo (no violão de sete cordas), Bevilácqua (no contrabaixo e tuba), Talico (no violão) e Edmundo (no pandeiro). No decorrer dos anos muitos músicos participaram do conjunto, entre os quais o acordeonista Antero da Silveira, o violonista Oscar Fraga, o cavaquinista Nelson (Gorila). O Regional B-2 gozava de grande conceito junto aos cantores nacionais pela segurança que seus músicos proporcionavam aos artistas que acompanhavam. Os elogios eram constantes e os que vinham de fora já chegavam informados de sua qualidade. A Bedois que estava sem orquestra já fazia algum tempo, voltou a contar com uma de excelente qualidade. Dava prazer ouvi-la em apresentações próprias ou no acompanhamento dos cantores. Era a "Orquestra 14-BIS". Ela enriquecia o programa "Carrossel de Atrações" com as vinhetas de abertura e a separação dos diversos quadros.
Athaide Zeike
Janguito do Rosário
Efigênio Goulart
Zé Pequeno
Oscar Fraga
Arlindo
Regional B2 - Edmundo (pandeirista), Nelson "Gorila" (cavaquinista), Efigênio Goulart (acordeonista), e Talico (violonista).
Edmundo


- Capítulo 6 -

 

PROGRAMAS DE AUDITÓRIO


Vamos lembrar alguns dos programas de auditório da Rádio Clube Paranaense nas décadas de 50 e 60:

01 - "PROGRAMA SÉRGIO FRAGA" - aos domingos à noite, sob o comando do experiente Sérgio Fraga. Além dos valores locais, freqüentemente apresentava artistas de fora. Havia quadros de humor, brincadeiras com a participação do público presente, sorteios de prêmios e muita animação. Ficou famoso o quadro "Casamento atrás da porta". O auditório sempre estava lotado, tendo até pessoas em pé nos corredores.

02 - "CINEAC RÁDIO" - programa apresentado por Souza Moreno nas manhãs dos domingos. Havia a participação de excelentes cantores mirins e outros artistas. Durante muito tempo Souza Moreno exibiu filmes especiais para a criançada. No final do programa, na "CRÔNICA DA CIDADE", eram apresentadas as apreciadas crônicas escritas por Envar Salomão (irmão de Souza Moreno). Foi um programa de grande sucesso.

03 - "TUDO PODE ACONTECER" - com apresentação de Mano Bastos aos sábados à tarde. Cantores, brincadeiras, muita diversão com a participação do público presente no auditório. Foi nesse programa que ocorreu um fato divertido que é contado na seção "Gafes e fatos cômicos" deste site.

04 - "PROGRAMA MAURO DE ALENCAR" - sábados à noite, apresentado por Mauro de Alencar. Além dos artistas que exibia, Mauro de Alencar brindava seus espectadores e ouvintes com o seu talento ao piano. Mauro, depois de algum tempo, deixou o rádio para se dedicar ao magistério.

05 - "FESTIVAL NA ANTENA" - levado ao ar nos sábados à noite quando Mauro de Alencar deixou a Rádio Clube. Comando de Ubiratan Lustosa com a participação de Ilka Pinheiro. Era o mesmo programa que o animador já apresentara na Rádio Marumby, com a inclusão de alguns quadros novos. Esse programa trouxe uma inovação: nada era lido. Tudo era memorizado anteriormente pelos apresentadores, inclusive os comerciais dos patrocinadores. E todos usavam traje a rigor.

06 - "CALOUROS BEDOIS" - quartas-feiras à noite. Inicialmente apresentado por Mario Vendramel, depois por Ubiratan Lustosa e, mais tarde, por Clayton Lustosa. Havia competições que se prolongavam por diversas audições. O vencedor final ganhava prêmios e podia ser contratado. Esse programa revelou muitos valores ao longo de sua existência.

07 - "EXPRESSO DAS QUINTAS" - comando de Mario Vendramel, nas tardes das quintas-feiras. Esse divertido programa tinha como destaque o quadro em que eram apresentados os artistas da Rádio Clube fazendo algo fora da sua especialidade. O radioator cantava, o cantor fazia teatro, e assim por diante. Ao término do programa sempre havia uma fila enorme de fãs colhendo autógrafos dos artistas. Sinval Martins foi o campeão, conseguindo a mais longa fila de pessoas em busca do seu autógrafo.

08 - "CARROSSEL DE ATRAÇÕES" - apresentado por Mario Vendramel e Ubiratan Lustosa, com Sebastião Lima na produção. Quadros de humor com a participação de Ewaldo Nascimento, Moacir Amaral, Demerval Costa e outros atores. Destaque para a excelente atuação da Orquestra Bedois (depois "14-BIS"). Foi um programa de grande sucesso, moderno e muito animado, com os quadros sucedendo-se rapidamente, sem haver espaços vazios em sua seqüência.

09 - "MAESTRO TRINCO E SUA ORQUESTRA" - às terças-feiras, dia de folga dos demais artistas, sob o comando do maestro Trinco. Apresentava valsas, choros, maxixes, xotes, músicas dos velhos tempos muito apreciadas pelos ouvintes da época.

10 - "CIRANDA INFANTIL" - programa que reunia a criançada nas tardes dos sábados, sob o comando de Ubiratan Lustosa e Isis Rocha. Desse programa nasceu o "Teatro Infantil Paranaense", anteriormente chamado "Teatrinho Marumby" (Vide a seção "Teatro" deste site). Participavam do programa crianças muito talentosas. Havia música, brincadeiras, quadros educativos e prêmios.

11 - "É O FIM DA PICADA" - programa de humor sertanejo com forte influência circense. Uma zorra aprontada por Fernando Fanucchi (Nhô Juvêncio), Rúbens Rollo e Ginóca, com a participação de outros artistas. As cenas hilariantes provocavam gargalhadas do público. Era muito divertido.

Sérgio Fraga
Souza Moreno
Mano Bastos
Mauro de Alencar
Ubiratan Lustosa
Isis Rocha
Ilka Pinheiro
Clayton Lustosa
Mario Vendramel
Moacir Amaral
Demerval Costa
Ewaldo Nascimento
Fernando Fanucchi
Rubens Rollo

 

PROGRAMAS DE ESTÚDIO

Não eram, porém, somente de auditório os programas da Rádio Clube Paranaense. Vamos lembrar alguns dos programas de estúdio que tiveram grande audiência:

01 - "REVISTA MATINAL" - com Arthur de Souza, todas as manhãs. Este foi um campeão de audiência e trazia grande simpatia dos ouvintes para a Bedois. Arthur de Souza não só dava as notícias como também tecia comentários explicativos, fazia críticas, emitia a sua opinião sobre os assuntos focalizados. Tal era a credibilidade do Arthur de Souza que muita gente tendo ouvido uma notícia com outro informante, só acreditava na veracidade da ocorrência depois de divulgada na "Revista Matinal". Às vezes Arthur ficava um bom tempo explicando aos ouvintes coisas do dia-a-dia sobre as quais dava o seu parecer, tornando-se freqüentemente um conselheiro amigo de seus ouvintes. Ao término do programa cansei de ver o apresentador atendendo, pacientemente, uma porção de pessoas que iam à rádio pedir a sua orientação e ajuda. Essa simpatia popular foi confirmada com a sua eleição para Deputado Estadual.

02 - "RELEMBRANDO" - Domingos, 9 horas, uma criação e apresentação de Sérgio Fraga. Transmitia as composições musicais dos velhos tempos e tinha uma extraordinária audiência. A Rádio Clube Paranaense tinha uma quantidade enorme de discos e a mesma era ampliada com outros do próprio Sérgio Fraga. Tendo permanecido por muitos anos no ar, ficou ligado de tal forma a Sérgio Fraga que, após o falecimento do famoso locutor, foram feitas diversas tentativas para continuar ou substituir esse programa sem que jamais se obtivesse o mesmo sucesso. Sérgio Fraga teve alguns colaboradores que eventualmente o substituíam na apresentação do "Relembrando", entre eles Demerval Costa, Arthur Conrado Drischel e Luiz Nivaldo Maciel.

03 - "NO LAR E NA SOCIEDADE" - programa por muitos anos apresentado por Carlos Afonso Utrabo. Era tão grande o seu carinho por esse programa que, mesmo doente, prosseguiu apresentando com dedicação enquanto teve forças para faze-lo.

04 - "A HORA DO ÂNGELUS" - às 18h com apresentação de Ângelo Antonio Dallegrave, uma pessoa extraordinária que proporcionava aos ouvintes momentos de recolhimento e oração. A sua religiosidade sincera, a sua fé, a sua ternura, granjearam ouvintes em todo o Brasil.

05 - "VAMOS CONHECER A BEDOIS" - programa apresentado com grande sucesso por Nilda Ferreira. Ela colocava os ouvintes a par das novidades da emissora, realizava entrevistas e testes. Contava as ocorrências dos bastidores , algumas muito divertidas. Era uma revista radiofônica muito agradável e útil para a Rádio Clube.

06 - "JÓIAS MUSICAIS" - com apresentação do ótimo locutor Leal de Souza, focalizava músicas de alta qualidade numa seleção muito apreciada pelos ouvintes de bom gosto.

07 - "PROGRAMA ALGACI TÚLIO" - outro campeão de audiência, apresentado por Algaci Túlio no horário anteriormente comandado por Arthur de Souza. Esse programa permaneceu no ar pela Rádio Clube, passando a se chamar "Canal Aberto". A Bedois sempre teve sucesso nesse horário matinal. Algaci Túlio manteve seu estilo próprio sendo, ao mesmo tempo, repórter, comentarista e apresentador. Combativo defensor da cidadania, tornou-se um dos mais populares radialistas do Paraná, tendo sido brilhante Deputado Estadual em diversas legislaturas. Ficaram famosos os seus bordões "é profundamente lamentável" (para manifestar a sua deploração a algum acontecimento) e "a maldita cachaça" (ao dar notícias de ocorrências policiais ocasionadas por bebedeiras).

08 - "SONHO DE VALSA" - programa de Sérgio Fraga apresentado de segunda a sábado, das 6 às 7 horas. Sérgio Fraga tinha um grande amor pelo que fazia e de modo especial por esse programa e pelo "Relembrando". Contava com a participação de Demerval Costa e depois de Arthur Conrado Drischel. Era muito popular e dono de grande audiência.

09 - "GALPÃO DE VIOLEIROS", pela manhã, e "ENQUANTO O MATE CORRE", à tarde - eram apresentados por uma das duplas sertanejas mais famosas do Paraná: Oswaldinho e Vieirinha. Com a morte de ambos em 1.957, num acidente de trânsito que comoveu a população paranaense, o comando do programa "Galpão de Violeiros" ficou com Zé Paióça, um talentoso poeta e declamador sertanejo dono de grande popularidade.

10 - "SHOW DA MANHÃ" - com apresentação de Hamilton Correia, um locutor de grandes méritos que mantinha o bom nível de audiência da Bedois.

11 - "COLAR DE TANGOS" - produzido por Freitas Barranco e apresentado por Lineu Borges. Reunia poesias e tangos em audições dedicadas aos ouvintes românticos que eram em grande número.

12 - "TERRA DOS PINHEIRAIS" - das 4 às 6 horas da manhã, sob o comando de Fernando Fanucchi (Nhô Juvêncio). Quando Fanucchi me solicitou esse horário para fazer seu programa, substituindo um musical em discos que servia apenas para iniciar a emissora e ficar aguardando a "Revista Matinal", eu achei que ele estava perdendo o juízo. Ponderei que era muito cedo para conseguir audiência e, além disso, eu sabia que ele trabalhava à noite num jornal. Ele, no entanto, estava com a razão. Rapidamente foi obtendo audiência e nos deu muitas alegrias com o seu divertido programa em que os animais falavam. Fanucchi até realizou eleições para escolher o bicho mais querido. O programa foi um sucesso. Fanucchi ia dormir muito tarde e para poder acordar bem cedo colocava três despertadores perto da cama. Um deles ficava dentro de uma grande lata vazia. Acordava até a vizinhança.

13 - "FAVORITAS DA JUVENTUDE" - programa em que o dinâmico apresentador Dirceu Graeser movimentava os ouvintes jovens da Bedois. Ele, que também era compositor e cantor, tinha um grande prestígio junto à juventude e possuía uma grande audiência.

14 - "VIVA O FUTEBOL" - outro programa do Dirceu Graeser com grande movimentação e muito ouvido. Dirceu foi um grande revelador de talentos. Deu oportunidade e projetou inúmeros valores. Falaremos mais sobre o Dirceu em "Galeria", neste site.

15 - "PROGRAMA DO ARATY" - sábados, às 19h, com o acordeonista e cantor Araty, que recebeu de Sérgio Fraga o cognome de "príncipe do acordeom". Araty foi funcionário da Bedois durante dez anos.

16 - "ENCONTRO COM CLÁUDIO TODISCO" - uma audição de alta qualidade com o virtuose do acordeom Cláudio Todisco. Ele era mestre no registro francês de seu instrumento.

Araty
Arthur de Souza

Sergio Fraga
Leal de Souza
Nilda Ferreira

Algaci Túlio
Zé Paioça
Oswaldinho e Vieirinha

Hamilton Correia
Carlos Afonso Utrabo
Dirceu Graeser

Fernando Fanucchi
Arthur Conrado Drischel
Cláudio Todisco


Capitulos 7 e 8

 

 

 



 



CRÔNICAS
HISTÓRIA DO RÁDIO
POESIAS
TEATRO
GALERIA DE FOTOS
AUTOR
CONTATO