Um pequeno resumo da minha experiência com essa Arte!

 

 

 

 

 

 


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A maioria das pessoas tem seu primeiro contato com a arte teatral quando criança, nas festas realizadas nas escolas ou nas igrejas freqüentadas.
Não fugi à regra, e ainda guri comecei a participar das festas paroquiais, no salão de teatro da Igreja do Imaculado Coração de Maria, na Rua Nunes Machado.
Eu lembro da minha estréia numa encenação interpretada por diversos piás da vizinhança, inspirada na história do Pinóquio.
Começava com meu amigo Yari Brandt cantando:

"Com um rústico madeiro
me fizeram tal qual sou,
e meu pai, um carpinteiro,
Pinóquio me batizou!"

Aí, entrava eu:

"Mas vou vivendo contente,
vou vivendo bem feliz;
meu desgosto, unicamente,
é a ponta do meu nariz!"

E a encenação prosseguia com outros amigos da vizinhança cantando. Foram os primeiros aplausos que recebi num palco.
Mais tarde, já adolescente, participei das apresentações do conjunto teatral de amadores composto de Congregados Marianos daquela igreja. Fazíamos esquetes e peças teatrais com dramas e comédias. O curioso é que os Congregados Marianos apresentavam peças cujos personagens eram exclusivamente do sexo masculino. Por outro lado, as Filhas de Maria faziam as suas apresentações teatrais apenas com personagens do sexo feminino. Coisas paroquiais da época.
Muitas festas teatrais foram realizadas pela minha turma. A renda das mesmas ajudou a construir um edifício que ainda hoje está sendo útil aos freqüentadores daquela igreja.
Dentre as peças apresentadas, lembro-me de uma chamada "31 de Março", cujo autor não recordo. Focalizava as lutas entre os pequenos e os grandes proprietários de terras no interior brasileiro. O papel principal era de meu irmão Clayton Lustosa.
Certa vez, em outra peça, fiz o papel de São Tarcísio, um mártir da Igreja que morreu menino. O papel do centurião convertido que me defendeu foi feito por Arlindo Bessa, pai de Reinaldo Bessa, hoje brilhante jornalista e apresentador de TV.
Outra apresentação que recordo
foi de "Os Dois Corcundas", uma divertida comédia em que o Clayton e eu fazíamos os corcundas.
E assim fomos participando desse conjunto teatral, em Curitiba e cidades vizinhas, até que um dia, com o atrevimento da adolescência, eu escrevi a minha primeira peça: "Herdar é Humano", uma comédia de costumes em que criei os personagens de forma adequada ao jeito de interpretar de cada um dos meus colegas. O Alceu Bessa, irmão mais velho do Arlindo, era muito brincalhão por natureza e fez o papel mais cômico da peça. Waldemar Bertollin, Clementino Carraro, Alfredo Cruz e meu irmão Clayton, entre outros, também participaram dessa aventura. Eles fizeram sucesso. Foi uma longa temporada em que atuamos em diversos teatros da Capital e do interior do Paraná.

Os anos passaram. Diretor Artístico da Rádio Marumby, criei, juntamente com Isis Rocha, o programa "Ciranda Infantil".
Isis tinha experiência cênica, pois, como cantora lírica que era, havia participado de diversas operetas apresentadas pelo "Grupo Experimental de Operetas" do Paraná.
Encantados pelo grande talento daquelas crianças que participavam do nosso programa, em 1.956 criamos um elenco de teatro exclusivamente infantil. Demos o nome de "Teatrinho Marumby". Mais tarde, quando o "Ciranda Infantil" foi para a Rádio Clube Paranaense, mudamos o nome para "Teatro Infantil Paranaense".
Tínhamos por lema: Atores, não sabemos se conseguiremos criar... mas com certeza criaremos platéias para o futuro. Na verdade, quando se adquire o gosto pelo teatro durante a infância, admira-se essa arte para o resto da vida.
Fizemos inúmeras apresentações em locais variados. Encontramos uma dificuldade: as peças para crianças eram feitas para serem interpretadas por adultos. Resolvemos, então, escrever as peças para o nosso grupo.
Em 1.957 lançamos "O Rei e o Sapateiro" e lotamos o "Auditório Salvador de Ferrante", no Teatro Guaira.
O administrador do teatro, Xiriríca, vibrando com o sucesso da nossa criançada, entusiasmado colocou cadeiras pelos corredores.

Capa do Programa da Peça


Elenco da Peça

Depois, quando Ary Fontoura assumiu a direção do Teatro de Bolso, na Praça Rui Barbosa, ele gentilmente nos cedeu um espaço nessa casa de espetáculos. Alí guardávamos os trajes das peças. Aos sábados à tarde fazíamos os ensaios e nas tardes dos domingos realizávamos as nossas apresentações.
E escrevemos outras peças: "A Flor do Moinho" e "A Fadinha Sapeca". Em todas elas nossos atores mirins sempre se saíram muito bem e sempre tivemos excelentes platéias.
Ao sair do ar o programa "Ciranda Infantil", encerramos as atividades do "Teatro Infantil Paranaense".


Capa do Programa da Peça


Elenco da Peça

Ficou a lembrança de uma meninada talentosa, da qual consigo citar alguns nomes: Veraluz Zicarelli, Deolice Maria Drucz, Rosemary Tavares, Vera Maria Toniolo, Edno Alves, Sebastião Neves, Rosemaly Alves, Doroti Ferrer, Miriam Mokwa, Clóvis Roberto, Aracy Souza, Roni Ravaglio, Shirley Terezinha, Wander Machado Filho, Luiz Fernando Bertollin, Nelson Alves, Irineu Marden Rocha, Silvério Antonio, Wilson Roberto, Dora Eliza, Zezinho Tavares.


Capa do Programa da Peça


Elenco da Peça

Teatrinho Marumby


Só em 1.973 voltei a escrever para o teatro de crianças, desta feita para elencos de atores adultos. A peça "As Aventuras do Príncipe Zambar" foi encenada, numa temporada, por um conjunto estudantil sob a direção de Telmo Faria. Em outra ocasião, a "CENA - Produções Artísticas" apresentou essa peça. Participaram dela os atores Danilo Avelleda, Vera Evangelista, Daniel Sobrinho, Ailton Serpe, Tereza Saraiva e Lourival Jensen. A direção foi de Hugo Duarte com assistência de Danilo Avelleda. As apresentações foram feitas no "Auditório Salvador de Ferrante" do Teatro Guaira e, na continuidade, em outros locais.


Capa do Programa da Peça


Programa com Elenco da peça

Valeu, e muito, a minha experiência nessa atividade artística. No meio teatral, não obstante a rivalidade natural entre atores e conjuntos, formam-se grandes amizades e aprende-se a trabalhar em equipe. Do bom desempenho de cada um depende o sucesso de todos. E cria-se uma grande união.
Por outro lado, ao escrever peças teatrais você dá espaço a sua criatividade, você aprende e ensina, enaltece e critica, e de alguma forma, através da fantasia você pode ajudar a criar uma nova realidade.

Elenco do Teatro Infantil Paranaense na peça "A FLÔR DO MOINHO": Clóvis Roberto, Shirley Terezinha, Wander Machado Filho, Veraluz Zicarelli, Edno Alves, Deolice Maria e Rosemaly Alves
Cartaz anunciando peça do Teatro Infantil Paranaense
Albertinho Carazzai, na peça "A FADINHA SAPECA"
Veraluz Zicarelli, na peça "A FADINHA SAPECA"
Edno Alves de Souza (sentado) e Clóvis Roberto de Paula, em cena da peça "A FLÔR DO MOINHO"
Nelson Alves na peça "A FLÔR DO MOINHO"
Rosemaly Alves e Deolice Maria, na peça "A FLÔR DO MOINHO"
Rosemery Tavares, a princesa Themis da peça "O REI E O SAPATEIRO"
Edno Alves de Souza e Vera Maria Toniolo na peça "O REI E O SAPATEIRO"
Clóvis Roberto interpretando o Rei Osires na peça "O REI E O SAPATEIRO"
Deolice Maria (segurando a vassoura) e Vera Lúcia na peça "A FADINHA SAPECA"
Luiz Fernando, Clóvis Roberto, Edno Alves, Wander Machado Filho e Veraluz Zicarelli em cena da peça "A FLÔR DO MOINHO"
Programa da Peça "HERDAR É HUMANO"

 



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