SEDES DA RÁDIO CLUBE PARANAENSE

 

Ao longo de sua existência a Rádio Clube Paranaense teve diversas sedes:

01 - Mansão das Rosas, de propriedade do industrial Francisco Fido Fontana, na Avenida João Gualberto, nos primórdios da radiofonia do Paraná.

02 - Residência do Sr. Lívio Gomes Moreira, em 1.925, igualmente na fase inicial da Bedois.

03 - No Edifício do Clube Curitibano, na Rua Barão do Rio Branco, esquina com Rua XV de Novembro, em 1.926.

04 - Residência do Sr. Pedro Lapalú, na Rua Marechal Deodoro, esquina de 1º de Março (hoje Monsenhor Celso).

05 - Residência do Sr Oscar Peixoto, na Rua Saldanha Marinho.

06 - Belvedere do Alto de São Francisco.

07 - Rua Barão do Rio Branco.

08 - Rua Monsenhor Celso.

09 - Rua Barão do Rio Branco, 135, onde teve o seu famoso auditório. No térreo havia a loja da empresa Santos & Irmão. No 1º andar a discoteca, a sala da Secretaria onde atuava Eôlo César de Oliveira, em seguida o auditório. No palco, um enorme piano de cauda que havia sido feito para uma exposição internacional e foi adquirido pela Bedois. Ao lado do palco, um estúdio de locução e uma sala com a mesa de som onde atuavam os Operadores. No andar superior, a sala do Diretor Artístico, o estúdio de Radioteatro, a sala de ensaio dos cantores, os depósitos e um longo corredor ao fim do qual estava a escada pela qual se descia ao palco. Num andar inteiro do prédio vizinho, ligado por duas portas ao setor já citado, as salas dos Diretores e a cantina dos funcionários. Depois, vieram também para esse pavimento a sala do Diretor Artístico e o estúdio de Radioteatro. Nessas instalações a Bedois permaneceu por muitos anos.

10 - Edifício Presidente, na Rua Westfalen.

11 - Edifício D. Manuel da Silveira D'Elboux, na Alameda Dr. Muricy, 926, quando a Rádio Clube passou a pertencer à Fundação Nossa Senhora do Rocio.

12 - Rua Rockefeller, 1.311, após os Irmãos Maristas assumirem a direção da Fundação. Amplas e excelentes instalações.

 

OS TRANSMISSORES

No bairro do Atuba a Rádio Clube Paranaense construiu um imóvel especialmente para abrigar seus transmissores. Numa grande sala central instalou dois transmissores de Ondas Médias e três de Ondas Curtas. Nas laterais foram feitos dois apartamentos para moradia dos Operadores dos transmissores. No mesmo terreno, estavam as Torres de Transmissão da emissora.

TRANSMISSORES DO ATUBA
SEDE PRB2 DOS TRANSMISSORES E DAS TORRES

 

Mais

 

 



CRÔNICAS
HISTÓRIA DO RÁDIO
POESIAS
TEATRO
GALERIA DE FOTOS
AUTOR
CONTATO