NOSSA SENHORA DA LUZ

Ubiratan Lustosa

 

Curitiba festeja no dia 8 de Setembro a data de sua padroeira.
Sob a invocação de Nossa Senhora da Luz, a Virgem Maria recebe nesse dia o especial carinho dos curitibanos que a veneram com filial e terno amor.
Foi bom que os nossos antepassados a escolheram para protetora desta cidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba.
Maria, esposa de José e mãe de Jesus, em sua passagem por este mundo deixou para a humanidade os mais tocantes exemplos, as mais comovedoras lições.
Deixou-nos lições de obediência quando ao ser informada da sua maternidade pelo mensageiro celeste, curvando-se à vontade divina respondeu humildemente: "Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a sua vontade!"
Deixou lições de zelo maternal na procura angustiante do filho desaparecido, até encontrá-lo no Templo entre os doutores respondendo, com sabedoria espantosa para a sua idade, às capciosas perguntas que lhe eram feitas.
Na fuga para o Egito, quando aceitou os sacrifícios de uma dura jornada visando proteger o fruto do seu ventre, mais uma vez demonstrou o seu desvelo de mãe.
Maria deixou lições de compreensão como nas Bodas de Canaã, quando sentiu a angústia dos anfitriões pela falta de vinho para os convidados, e apelou a seu filho, levando-o a fazer o seu primeiro milagre.
Deixou, também, exemplos de discrição, pois levemente figura nas Escrituras, fazendo-se presente, com toda a força do seu amor, apenas nos momentos difíceis que culminaram com a visão dolorosa de seu próprio filho pregado numa cruz.
Maria foi mãe na plenitude da generosidade, amando sem reservas, renunciando estoicamente, sofrendo sem queixas como só as mães sabem sofrer.
Os pioneiros que vieram edificar neste planalto a nossa Curitiba tão querida, não poderiam ter feito melhor escolha quando elegeram a nossa padroeira.

Que Nossa Senhora da Luz abençoe esta cidade.
Que ela estenda o seu mando protetor sobre este povo.
Que ela acolha em seu regaço os que nasceram aqui e os que para cá vieram construir conosco esta cidade febricitante de progresso.
A ela somos gratos pelos bens e graças que tem concedido a esta cidade tão linda e a este povo tão bom.
E dela esperamos que continue abençoando Curitiba, para que esta capital que tanto cresce progrida não apenas materialmente, mas que haja também o aprimoramento espiritual da sua gente.
Que sejamos um povo unido e bom, e que todos juntos, à sombra protetora da cruz, aqui implantemos a paz e a prosperidade, a fraternidade e o amor.

Do livro "NOSSO ENCONTRO COM UBIRATAN LUSTOSA" - 2a. Edição -
Instituto Memória Editora
http://www.institutomemoria.com.br/detalhes.asp?id=176