DIA DA SECRETÁRIA

Ubiratan Lustosa

 

Hoje vamos esquecer os dramas da nossa época, essa cadeia de acontecimentos que se sucedem e na qual cada novo elo é um sobressalto a mais.
Vamos esquecer as guerras, o desentendimento que campeia pelo mundo em que o radicalismo elimina o diálogo e implanta o ódio.
Vamos esquecer, também, os problemas locais que tanto nos preocupam e que nos deixam de cenho cerrado e cheios de aflições.
Hoje vamos falar de trabalho e dedicação, de dignidade e renúncia, de competência e doação.

30 de Setembro é o Dia da Secretária.
É o dia dessa heroína anônima, responsável pelo sucesso de tantas empresas, atuando numa exaustiva função nem sempre reconhecida em seu valor imenso e, frequentemente, vítima das chacotas indelicadas, das piadinhas baratas que deturpam e ridicularizam o relacionamento patrão-secretária.
Feia ou bonita, jovem ou madura, a secretária eficiente é mais que uma simples funcionária.
Participando dos mais sigilosos assuntos da empresa, muitas vezes assume a qualidade de conselheira e ajuda, e coopera, e contribui decididamente para o desenvolvimento da firma. A ela cabe lembrar de tudo e jamais pode esquecer de alguma coisa. Não raro se transforma num amortecedor a amenizar o impacto das reclamações e até das ofensas dirigidas ao seu chefe por clientes ou funcionários insatisfeitos.
Sobre ela se firma, muitas vezes, a imagem da empresa, pois da sua educação, da sua delicadeza, forma-se a ideia da organização em que trabalha. E se não bastassem todos os problemas do serviço, indo além das suas obrigações, tem que lembrar ao chefe os seus compromissos sociais, o aniversário de familiares, sugerir e até efetuar as compras de presentes.
Envolvida nessa agitação toda vê os anos passarem, consumindo-os no trabalho, muitas vezes esquecendo de si mesma, sem ser lembrada pelos que usufruem do seu talento e da sua dedicação.

Por tudo isso eu quero, simbolicamente, oferecer uma flor a cada secretária e cumprimentar a todas no seu dia, desejando que seja um dia alegre, feliz, com um sorriso colocado em seus lábios pelo reconhecimento de seus chefes e a gratidão das empresas em que trabalham.

Parabéns secretárias e nossos votos de que, na devida medida, seus esforços sejam recompensados, sua eficiência reconhecida, sua dedicação compreendida, seu valor retribuído.

 

Esta crônica está no livro NOSSO ENCONTRO COM UBIRATAN LUSTOSA. (Instituto Memória Editora).