A CASA DA VOVÓ

Ubiratan Lustosa


A casa dos avós é o reino dos netos.
Quem já desfruta essa felicidade de ter netos certamente vai me dar razão.
Toda aquela energia que os casais tinham ao criar seus filhos, aquelas broncas quando os pequenos cometiam erros ou faziam peraltices, as repreensões, os castigos, tudo isso passa a ser coisa do passado quando chegam os netos; eles fazem o que querem com os avós. As pessoas mudam com a idade e os corações amolecem. Não é à toa que muita gente diz que os pais educam e os avós deseducam. É muito difícil impor regras aos netinhos. É penoso. Os pais que o façam.
Ah, como a piazada domina os velhinhos e como os avós têm adoração por esses pequeninos que bem depressa percebem a força que têm. E usam dessa força, acabam exercendo o domínio da casa... e dos avós. Se você não ficar esperto, logo eles estão determinando o canal de TV a ser ligado e ocupando o seu computador, sem que lhe sobre chance de ler as mensagens que lhe foram enviadas. E aquele quitute que você deixou pra comer mais tarde lá se foi. A vovó já deu pro "netinho". Quando eles o visitam, o caos se estabelece em sua casa que era tão tranquila.
A casa dos avós é de fato o reino dos netos.
O mais gozado é que ninguém diz “a casa do vovô”. Já repararam que é sempre a casa da vovó?
- Vou almoçar na casa da vovó.
- Vou dormir na casa da vovó.
- Vou passar a semana na casa da vovó.
Em geral é assim que eles dizem. É raro, mas bota raro nisso, ouvir um pequenino dizer que vai à casa do vovô. Na verdade, eles sabem que a casa é do avô também, mas ninguém dá bola pra isso.
O espaguete da vovó é mais gostoso, a feijoada que vovó faz é uma delícia, os doces da vovó são fora de série. Tudo que vovó faz é melhor. A vovó é joia.
Existe um misterioso encanto na casa da vovó. Há um fascínio, uma química encantadora que faz todo mundo gostar das avós. E elas sabem disso, e são felizes por isso. E os avós, entre os quais eu me incluo, também ficam contentes vendo esse agarramento dos netos com as avós.
Deus abençoe esse amor que mantém a família unida.
Por tudo isso foi escolhido o dia 26 de julho, dia em que se venera Santa Ana, mãe de Maria, avó de Jesus, para homenagear todas as vovós.

O dia é dedicado também ao avô? Tá, mas quem está ligando pra isso?
Vai todo mundo almoçar na casa da vovó e estamos conversados.
Bom apetite, netinhos.

(Do livro "NOSSO ENCONTRO COM UBIRATAN LUSTOSA" - www.institutomemoria.com.br e do site www.ulustosa.com)