80 ANOS DE RADIOFONIA
Autor: Ubiratan Lustosa
27 de junho é um dia de comemoração.
Mais do que festa de uma emissora de Rádio, a celebração
pertence a todo o povo paranaense.
No dia 27 de junho de 1.924, fundava-se em Curitiba um clube de Rádio.
Seus criadores, radioamadores entusiastas, empolgados com o que se chamava
na época de radiotelefonia, desde a primeira década do Século
XX vinham fazendo experiências nesse novo meio de comunicação.
Lívio Gomes Moreira era o grande maestro. Com seus profundos conhecimentos técnicos, idealizava e construía aparelhos para o radioamadorismo. Unir a essa apaixonante atividade os novos conhecimentos que começavam a encantar o mundo, foi um atrativo exercício de cultura e arte para Lívio e seus companheiros. E eles, reunidos na mansão do industrial Francisco Fido Fontana, fundaram o seu clube de Rádio. A ele deram o nome de Rádio Clube Paranaense.
Desde seus primórdios até nossos dias, a existência da Rádio Clube tem sido uma saga de lutas e conquistas. Tendo participado durante muitos anos dessa histórica jornada, eu aprendi que o Rádio deve, sem dúvida, "divertir educando e educar divertindo", como impunha o seu lema dos velhos tempos. Aprendi, também, que um radialista precisa, antes de mais nada, amar a sua profissão. A esse amor se acrescentam talento, criatividade, e ousadia para realizar.
A veterana Rádio Clube, a "nossa" PRB-2, ao longo de seus oitenta anos, sempre deu exemplos de seguir os princípios primordiais da radiofonia, e aqueles que nela trabalharam e trabalham, sempre demonstraram e demonstram possuir os requisitos essenciais para a boa prática da sua encantadora profissão.
É bom recordar o passado, para corrigir os erros
e aprimorar os acertos.
A Bedois possui um invejável acervo de experiências para alicerçar
as suas ações.
Essa brilhante equipe de hoje merece a confiança e o aplauso da população paranaense. Ela recebeu o bastão e o conduz com galhardia, fazendo aquele Rádio que educa e diverte, que informa e esclarece, que opina e critica, que segue e propala a obediência à lei e aos bons costumes, que ensina a amar a Deus e a seguir os Mandamentos.
Essa radiofonia dignifica a nossa gente. Essa Rádio merece a nossa respeitosa homenagem.
(Um pouco da história da Rádio Clube Paranaense você encontra no site www.ulustosa.com)